Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Salivação em excesso


   Saliva em excesso é definida como o aumento da produção de saliva pela boca. É geralmente um problema temporário e raramente causa preocupação. Normalmente, as suas glândulas salivares produzem cerca 0,5 a 1,5 litros de saliva por dia. Se você de repente parece ter excesso de saliva na boca, pode ser porque suas glândulas salivares estão fazendo mais saliva do que o habitual ou porque você está tendo dificuldade em engolir.

  Causas Saliva em excesso pode ser causada por um aumento na produção de saliva ou uma diminuição na sua capacidade de engolir ou manter saliva na boca.

   Causas de aumento da produção de saliva:

1. Dentaduras novas ou que não se encaixam bem.
2. Doença do Refluxo Gastroesofágico
3. Infecção na boca ou garganta.
4. Medicamentos, como Clonazepam, clozapina, Pilocarpina e Carbidopa-Levodopa 5. Gravidez
6. Estomatite
7. Envenenamento por arsênico
8. Paralisia de Belll
9. Atresia de esôfago (um distúrbio presente ao nascimento em que o esôfago não se desenvolve corretamente)
10. Envenenamento por mercúrio
11. Raiva
12. Sífilis
13. Tuberculose.

   Causas de diminuição da capacidade de engolir: Sinusite aguda Alergias Sinusite crônica Hipertrofia de adenoides Tumores que afetam a língua ou no lábio movimento. Condições que afetam a sua coordenação muscular ou a função de sua cavidade oral também pode diminuir a capacidade de engolir ou de reter saliva na boca, causando saliva em excesso.

Outras condições incluem:
Esclerose Lateral Amiotrófica (uma doença neurológica que gera fraqueza muscular)
Transtorno do espectro do autismo
Paralisia cerebral
Demência
Síndrome de Down
Síndrome do X frágil
Esclerose Múltipla
Miastenia gravis
Doença de Parkinson
Acidente Vascular Cerebral.

   As causas de saliva em excesso mostradas aqui são comumente associadas a estes sintomas. Para ter um diagnóstico preciso é necessário marcar uma consulta com um profissional da saúde.

   Qual profissional da saúde que eu devo consultar?

   Especialistas que podem diagnosticar as causas de saliva em excesso são:
Clínico geral
Dentista
Pediatra
Fonoaudiólogo
Otorrinolaringologista.

   Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo.

Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
   Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram. Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade. Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.

   O profissional provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Quando o sintoma começou?
- Quais outros sintomas você ou seu filho sente?
-  O que, se alguma coisa, parece melhorar o sintoma?
- O que , se alguma coisa, parece piorar o sintoma?
- Você teve ou tem alguma doença ou condição médica?
- Quais medicamentos e suplementos você ou seu filho toma regularmente?

  Cuidados objetos frios, como mordedores que ficaram na geladeira, podem ser úteis para as crianças com saliva em excesso em decorrência do nascimento dos dentes. Tome cuidado para evitar sufocamento quando uma criança usar qualquer um desses objetos.

   Para aqueles com saliva em excesso crônica:

   Os cuidadores podem tentar lembrar a pessoa de manter os lábios fechados e queixo para cima. Limitar alimentos açucarados, pois eles podem aumentar a quantidade de saliva. Prestar atenção em rupturas da pele que podem acontecer ao redor dos lábios e no queixo.

   Papel do fonoaudiólogo no aumento da salivação:

 É importante o Fonoaudiólogo detectar qual é a causa do aumento desta salivação e assim traçar um plano terapêutico que vá em direção a criação de manobras facilitadoras para diminuir a quantidade de saliva dentro da boca do paciente e até mesmo ajudá-lo a encontrar maneiras de diminuir esta produção salivar.

Fonte: fonoonline

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”