Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Apnéia: Riscos de doenças cardíacas e AVC


A apneia, ou seja, a dificuldade para respirar durante o sono, aumenta risco de doenças cardíacas, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), disse o médico pneumologista Antonio Delfino. Segundo o especialista, a associação entre apneia e pressão alta também é muito comum.


A técnica em química Ana Paula Sena Lima, de São Carlos (SP), sofre com esse problema. Ela não tem dificuldade para pegar no sono. O problema é conseguir dormir bem a noite toda. “Qualquer instante que eu encostar eu estou dormindo. Só que eu não consigo levar adiante, um sono tranquilo e inteiro o resto da noite. Aí eu acabo tendo alguns despertares durante a noite. Chego a acordar de seis a sete vezes”, disse.



Para dormir um pouco melhor, Ana Paula usa até quatro travesseiros para conseguir respirar. Mas, na maioria das vezes, nem isso ajuda. “Funcionar acaba não funcionando, mas alivia, porque eu acabo dormindo sentada e a respiração até parece que está melhor. Mas depois que eu pego no sono, aí muda o jeito, a posição de dormir, acabo perdendo os travesseiros, acordando de bruços e aí lá se vai a noite de sono”, explicou.



O médico explicou que o principal fator envolvido na formação da apneia do sono é a obesidade. Segundo ele, o peso tem relação direta com o problema. “Existem outros fatores relacionados à anatomia da via aérea da pessoa”, apontou.



Ronco

Ainda de acordo com o especialista, o tratamento da apneia do sono é baseado no nível de gravidade que a pessoa tem. E, o principal sintoma da apneia é o ronco, um problema antigo para Ana Paula. “Eu era magra e não acontecia nada. O excesso de peso fez agravar bastante”, disse.


A mãe de Ana Paula, Carmezita Sena Lima, disse que muitas vezes acorda durante a noite por causa do ronco da filha. “Ela ronca muito e puxa a respiração de um jeito e parece que ela não vai mais voltar”, contou.



Epidemia

Alguns médicos já falam de uma epidemia da doença, já que o estudo mais recente feito pela Escola Paulista de Medicina apontou que 30% dos moradores da cidade de São Paulo sofrem com a apneia.
Especialistas também disseram que nem todo mundo que ronca tem apneia, para saber se o paciente tem a doença é preciso fazer um exame chamado polissonografia.
Fonte: globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”