Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Posições e pega adequadas facilitam a amamentação

Aprenda a amamentar, mas sem ansiedade, pois a natureza é sábia e lhe deu o instinto materno. No início da amamentação podem ocorrer dificuldades, mas são perfeitamente normais. É uma época cheia de novidades e a ansiedade faz parte desse período.

Se o bebê demorar a aceitar o seio é necessário que a mãe faça a estimulação manual do mamilo para que o bebê estabeleça a sucção efetiva. A enfermeira e consultora em amamentação, Grasielly Mariano, orienta à mãe estar em posição confortável, sentada ou em pé. Para extrair o leite da mama esquerda, deve-se usar a mão direita e vice-versa. O polegar e o indicador devem ser pressionados em direção ao tórax e, na sequência, pressionar repetidas vezes por 20 minutos atrás do mamilo, onde o leite fica armazenado.

Em relação aos mamilos, podem ocorrer rachaduras e sensibilidade nos primeiros dias da amamentação que podem ser evitadas com a exposição deles ao sol. Higiene em excesso não é aconselhável, o banho diário é suficiente para deixar os mamilos limpos.

A posição ideal para amamentar

A recomendação de Grasielly é que a mãe não utilize roupas que restrinjam a sua movimentação. Em seu livro intitulado "Socorro, eu não sei amamentar!", ela dá dicas de como se posicionar de maneira adequada. "A mãe deve estar sentada de maneira confortável, com a coluna ereta e os pés apoiados em uma banqueta", ressalta.

No entanto, orienta que as posições ideais para amamentação serão escolhidas pela mãe, que sentirá com qual ela e o bebê conseguem ficar mais à vontade, pois a posição inadequada dificulta o ajuste da boca do bebê à aréola. Sentar-se em uma poltrona com braços largos ajuda a mãe a apoiar o braço no qual o bebê está deitado. Algumas almofadas nas costas também evitam dores na coluna.


Existem várias posições de amamentar seu bebê, o melhor é encontrar o que mais lhe agrada e agrade o seu bebê, que lhe dê conforto e favoreça a pega.


Como amamentar gêmeos




Outras dicas:

- Aproxime a barriga da mãe com a do bebê deixando o corpo dele voltado para o da mãe;

- Para facilitar a pega, o pescoço do bebê deve estar ligeiramente estendido. Para isso, a mãe precisa alinhar o corpo e a cabeça dele, deixando-os bem apoiados;

- A cabeça do bebê deve estar no mesmo nível que a mama e o nariz no mesmo nível do mamilo;

- Para direcionar a pega, segure a mama com os dedos em forma de "C" e não em forma de "tesoura";

- Estimule o bebê a abrir a boca passando o mamilo na região entre o nariz e o lábio superior;

- Quando conseguir ver a boca do bebê aberta e com a língua abaixada, movimente-o em direção à mama para que ela possa abocanhar grande parte da aréola;

- A mãe deve segurar o corpo todo e não apenas a cabeça e o pescoço.

Para verificar se a pega está correta, o primeiro passo é ver mais aréola abaixo do lábio inferior do bebê do que acima do lábio superior. Em segundo lugar, observar se o lábio inferior do bebê está virado para fora e a cabeça bem apoiada. "Além disso, a forma de amamentar é correta quando a mãe não sente dor, escuta o bebê engolindo o leite depois de fazer a sucção, quando o nariz do bebê não está sendo obstruído e o queixo encosta na mama", explica. É importante que ela tome água antes e durante a amamentação para estimular a produção do leite.

Fonte:http://consultoraemamamentacao.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”