Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Exemplos para Desenvolver a Consciência Fonológica: Suavizando o processo de Alfabetização


Sabemos que Consciência Fonológica é uma competência que envolve a capacidade de reconhecimento dos diversos segmentos da palavra, na língua falada. Atualmente muito se tem investigado sobre a evidência da contribuição da consciência fonológica para o sucesso no aprendizado da leitura e escrita. Sendo assim, irei postar aqui alguns exercícios elaborados de complexidade crescente, onde podem ser usados nas várias etapas da aquisição da escrita, desde a pré-escola.
Para uma criança ser alfabetizada é importante que ela consiga anlisar as palavras, perceba que nelas há sequências de sons formando sílabas discriminando os sons que as compõem. Dependendo do nível de escolaridade e ou de dificuldade que a criança apresente ao ser iniciada no processo de alfabetização, sugerimos que o trabalho para o desevolvimento da consciência fonológica seja iniciado com vocábulos monossílabos e dissílabos.

MONOSSÍLABOS E DISSÍLABOS

SIM MOLA NÃO SOM
PATO COME CAPA VELA
PRATO PLACA FOCA SOMBRA
MILHO TOM NINHO SONHO
VÁ FRACO CLIMA DOR
RODA FIGO BUM RÉ

A terapeuta diz a palavra, a criança deve repetí-la batendo palmas marcando o número de sílabas e a seguir ir fazendo traços horizontais no papel ou na lousa da esquerda para a direita, tantos quantos forem as sílabas. A criança ao mesmo tempo que a traça deve nomear a sílaba. A seguir a Terapeuta aponta os traços e a criança deverá dizer que a sílaba eles representam. Esse exercício poderá ser orientado em sala de aula caso o professor queira com seus alunos. Seria algo lúdico e divertido.

DISSÍLABOS

Nesta estapa a criança é solicitada a ouvir uma sílaba, repetí-la e dizer se ela se encontra no dissílabo que é então apresentado pela Terapeuta, um a um.

1) Diga "CA". Esta sílaba aparece nas palavras:
MACA?
NADA?
GAGO?
CAPA?

2) Diga "PO". Esta sílaba aparece nas palavras:
CABO?
PULO?
COPO?
POVO?

3) Diga "DE". Esta sílaba aparece nas palavras:
TEMPO?
DEDO?
VERDE?
PENTE?

E assim por diante, você pode desenvolver atividades e sequências de exemplos como estes para trabalhar consciência fonológica com seu paciente ou seu aluno e auxiliar nos processos de alfabetização, para que lá na frente suavize suas dificuldades na aprendizagem caso venha ocorrer.


Deixe seu comentário caso existam dúvidas à respeito dessa postagem para que eu possa ir respondendo e pesquisando mais informações.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”