Era destinado a dar alta precoce para recém-nascidos de baixo peso frente a uma situação crítica de falta de incubadoras, infecções cruzadas, ausência de recursos tecnológicos, desmame precoce, altas taxas de mortalidadeneonatal e abandono materno.
Nascia então o “Método Canguru”. Essa assistência neonatal implica no contato pele-a-pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma maior participação dos pais no cuidado ao seu recém-nascido.
A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso ligeiramente vestido, na posição vertical, contra o peito do pai ou da mãe.
Só são considerados como “Método Canguru” os sistemas que permitem o contato precoce, realizado de maneira orientada, por livre escolha da família, de forma crescente, segura e acompanhado de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada.
VANTAGENS DO MÉTODO:
- aumenta o vínculo mãe-filho;
- diminui o tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial;
- aumenta o vínculo mãe-filho;
- diminui o tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial;
- estimula o aleitamento materno, favorecendo maior freqüência, precocidade e duração da amamentação;
- proporciona maior competência e amplia a confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo peso, mesmo após a alta hospitalar;
- favorece um controle térmico melhor;
- reduz o número de recém-nascidos em unidades de cuidados intermediários devido à maior rotatividade de leitos;
- proporciona um relacionamento melhor da família com a equipe de saúde;
- favorece a diminuição da infecção hospitalar;
- diminui a permanência hospitalar.
0 comentários:
Postar um comentário