Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Aleitamento Materno X Chupetas X Mamadeiras



ALEITAMENTO MATERNO E USO DE CHUPETA E MAMADEIRA: RELAÇÃO ENTRE A INTENÇÃO E A PRÁTICA. 
  

1) Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP-Unicamp, Piracicaba-SP, Brasil 
  
Conhecer as intenções de gestantes em relação ao aleitamento pode nortear o planejamento de condutas mais específicas e potencialmente mais eficientes, para prevenção de desmame precoce e de introdução de hábitos orais deletérios nos bebês. 
Este estudo investigou a intenção de 141 gestantes, participantes do Programa Atenção Precoce à Saúde (Cepae-FOP-Unicamp), em relação à amamentação e uso de chupeta e mamadeira e a prevalência de desmame e hábitos orais nas crianças aos 6 meses. As gestantes foram entrevistadas entre o 6º e o 9º mês de gestação e os dados sobre aleitamento, chupeta e mamadeira, obtidos por meio de consulta ao prontuário clínico da criança ao completar 6 meses. Os resultados mostraram que, embora as gestantes aceitem mais a informação de não utilizar chupeta (84,2%) do que mamadeira (77,1%), o índice de utilização de chupeta ao 6º mês de vida da criança é maior (43,3%) do que de mamadeira (41,8%). Houve relação positiva entre intenção de amamentar por mais de 6 meses e o índice de AME ao 6º mês (p=0,02). Em relação à chupeta e mamadeira, parece que, mais importante do que conhecer a intenção da gestante, é oferecer alternativas para seu uso, acompanhando a mãe ao longo do primeiro ano de vida da criança. A informação sobre o período de tempo que a gestante deseja manter o aleitamento pode indicar a possibilidade de desmame precoce, o que permite a intervenção preventiva do profissional de saúde, auxiliando na manutenção do AME até o 6º mês de vida. Ludmila da Silva Tavares Costa 1, Karina Camilo Carrascoza 1, Rosana de Fátima Possobon 1, Laura Mendes Tomita 1



Fonte: http://consultoraemamamentacao.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”