Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Rouquidão, até quando é normal?


Rouquidão, até quando é normal?

A rouquidão (disfonia) é um quadro vocal que tem como causa diversos fatores, que variam desde abuso vocal (uso prolongado da voz, gritos etc) até patologias envolvendo questões hormonais e até mesmo câncer. Quando rouca (disfônica) a pessoa percebe sua voz mais grave (grossa), às vezes áspera, ou em alguns casos mais fraca, chegando até a “ficar sem voz”, quando não consegue produzir nenhum som (afonia).

As principais causas que podem ser evitadas são: fumo, gritar, usar a voz profissionalmente (cantar, lecionar, pregar, entre outros) sem preparo, uso de pastilhas e sprays para “aquecer” a voz, alergias respiratórias, entre outros.

È comum algumas pessoas apresentarem rouquidão após irem a eventos como festas, shows, jogos de futebol etc. Porém, o indivíduo deve se preocupar se isso ocorrer com frequência, pois pode ser um sinal que está maltratando sua voz e que está ficando mais suscetível a problemas no futuro.

È comum profissionais da voz desenvolverem a rouquidão chamada-se de rouquidão crônica. Entre aqueles que mais têm problemas com isso estão os professores, cantores, operadores de telemarketing etc.

Fique atento, qualquer rouquidão (disfonia) que persistir por uma semana, é sinal de preocupação.
Procure um médico otorrinolaringologista sempre que qualquer incômodo vocal persistir por esse período e, quando necessário o médico irá encaminhar para avaliação fonoaudiológica.


Fonte: Espaço Psique https://www.facebook.com/pages/Espa%C3%A7o-Psique/455055977911361

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”