O que é labirintite?
O termo correto é labirintopatia, que é a afecção determinada por comprometimento do ouvido interno (labirinto). Labirintite seria a inflamação do labirinto, que é uma condição rara.
No primeiro sintoma. Muitas vezes, as pessoas, se auto-diagnosticam e se auto-medicam no primeiro sintoma de tontura. Julgam que o sintoma apresentado, foi decorrente de algum exagero alimentar, de um momento de estresse, de um nervosismo, e que logo vai passar. Aceitam, prontamente, o conselho medicamentoso de um amigo ou vizinho.
O correto, para não deixar a doença se torne crônica, é procurar um médico de confiança que certamente o encaminhará para um otorrinolaringologista, já no primeiro episódio de tontura.
A hipertensão arterial é uma das causas mais freqüentes de tonturas. Com o controle da pressão os sintomas desaparecem. Caso isso, não ocorra, deve-se pensar em micro infarto cerebral, especialmente na região do cerebelo.
PORTANTO SE VOCÊ...
...Perde o equilíbrio?
...Tem de vez em quando a sensação de estar bêbado?
...Tem a sensação de estar com a cabeça dentro da água?
...Sente fraqueza nas pernas?
...Cai com freqüência? Tem enjôo ou vômitos?
PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO(A)!
A Reabilitação Vestibular trata-se de um tratamento para tonturas e vertigens, sendo estas providas do Sistema Vestibular (labirinto).
Sabe-se que o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliação e reabilitação do Sistema Auditivo, entretanto muitos profissionais de outras áreas têm se aprimorado nesta área e realizando a "Reabilitação Vestibular".
EXERCÍCIOS DE REABILITAÇÃO LABIRÍNTICA
1. Com a cabeça fixa, movimente os olhos para a direita e para esquerda; para cima e para baixo, em dez duplos movimentos.
2. Sentar, levantar, sentar. ( 10 vezes)
3. Andar em linha reta olhando para os lados alternadamente
Uma outra recomendação importante é a caminhada por um período de no mínimo 30 minutos, olhando ao redor.
É um exercício prático e que poderá lhe render não só uma boa reabilitação mas a melhora da sua qualidade de vida.
Fonte: http://consultoriofono.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário