Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Labirintopatia e Reabilitação Vestibular

...LABIRINTOPATIA E REABILITAÇÃO VESTIBULAR

O que é labirintite?



O termo correto é labirintopatia, que é a afecção determinada por comprometimento do ouvido interno (labirinto). Labirintite seria a inflamação do labirinto, que é uma condição rara.



No primeiro sintoma. Muitas vezes, as pessoas, se auto-diagnosticam e se auto-medicam no primeiro sintoma de tontura. Julgam que o sintoma apresentado, foi decorrente de algum exagero alimentar, de um momento de estresse, de um nervosismo, e que logo vai passar. Aceitam, prontamente, o conselho medicamentoso de um amigo ou vizinho. 
O correto, para não deixar a doença se torne crônica, é procurar um médico de confiança que certamente o encaminhará para um otorrinolaringologista, já no primeiro episódio de tontura. 
  

A hipertensão arterial é uma das causas mais freqüentes de tonturas. Com o controle da pressão os sintomas desaparecem. Caso isso, não ocorra, deve-se pensar em micro infarto cerebral, especialmente na região do cerebelo.


PORTANTO SE VOCÊ...



...Perde o equilíbrio?


...Tem de vez em quando a sensação de estar bêbado?


...Tem a sensação de estar com a cabeça dentro da água?


...Sente fraqueza nas pernas?


...Cai com freqüência? Tem enjôo ou vômitos?


PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO(A)! 

A Reabilitação Vestibular trata-se de um tratamento para  tonturas e vertigens, sendo estas providas do Sistema Vestibular (labirinto).

Sabe-se que o fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliação e reabilitação do Sistema Auditivo, entretanto muitos profissionais de outras áreas têm se aprimorado nesta área e realizando a "Reabilitação Vestibular". 

EXERCÍCIOS DE REABILITAÇÃO LABIRÍNTICA


1. Com a cabeça fixa, movimente os olhos para a direita e para esquerda; para cima e para baixo, em dez duplos movimentos.



2.  Sentar, levantar, sentar. ( 10 vezes)


3.  Andar em linha reta olhando para os lados alternadamente

Estes são alguns exercícios que você poderá realizá-los em casa.

Uma outra recomendação importante é a caminhada por um período de no mínimo 30 minutos, olhando ao redor.
É um exercício prático e que poderá lhe render não só uma boa reabilitação mas a melhora da sua qualidade de vida.





Fonte: http://consultoriofono.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”