Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

O uso do Hiperbolóide em Fonoaudiologia



É importante saber que o equilíbrio entre os músculos da mastigação e da expressão, com os músculos da língua e dos lábios precisa ser mantido, tanto em repouso como em função.
Os maus hábitos bucais prejudicam este equilíbrio; como:
•respiração bucal
•sucção de dedo e/ou chupeta
•mastigação unilateral, morder objetos, ranger os dentes.
•deglutição com língua incorreta (entre os dentes, ou empurrando os mesmos)
Nas sessões de fono, entre as diversas técnicas que usamos para a reeducação da motricidade oral, há o hiperbolóide, pode ser usado em exercícios de mastigação, deglutição e respiração.
O respirador bucal apresenta musculatura hipotônica (flácida), e geralmente não tem o hábito de mastigar adequadamente, se alimentando rápido e engolindo de forma inadequada.
A sucção de dedo e/ou de chupeta, anteriorizam a postura da língua, muitas vezes, interferindo na dicção da fala.
A deglutição com a língua entre os dentes, ou sobre eles, alteram a posição dentária.
A mastigação unilateral pode desequilibrar a musculatura interna das bochechas, afetar a mordida dentária; o mesmo acontecendo com o hábito de morder objetos.
O ranger os dentes é uma atividade chamada Bruxismo, geralmente ocorre durante o sono, e é comum em pessoas ansiosas, tensas, depressivas, muito estressadas; dependendo de cada pessoa e de sua sensibilidade, a carga energética nervosa, extrapola para a boca, que é a parte mais sensorial do corpo humano. O Briquismo (apertamento dos dentes superiores com os inferiores) também pode correr.

Os exercícios com o hiperbolóide podem minimizar ou eliminar vários fatores citados, e com auxílio de outros exercícios de motricidade oral, além de muitas vezes, o uso de aparelho para a harmonia entre mandíbula e maxila, indicado pelo especialista em Ortodontia ou em Ortopedia Funcional dos Maxilares, enfim um trabalho conjunto, onde os nossos conhecimentos são aplicados visando proporcionar ao paciente, de um modo geral, os meios afim de que ele possa alcançar, de acordo com suas possibilidades, o melhor rendimento possível.
Em pesquisas feitas, os exercícios com hiperbolóide também propiciam: diminuição de cáries; melhora na halitose (mau hálito); melhora na gastrite e no refluxo gastro-esofágico, e até na azia, pois estimula a produção da saliva, tornando-a mais alcalina.
Há pesquisas também de diminuição do estado de ansiedade e da tensão emocional.
Vários profissionais utilizam o hiperbolóide, são eles:
1 – Odontologia: prevenção da cárie, problemas periodontais, má oclusão, assimetrias faciais, mau hálito, aumento (sialorréia) ou diminuição (exostomia) do fluxo salivar: regulariza a quantidade e qualidade da saliva, complementação de tratamentos ortodônticos e ortopédicos, em certos distúrbios de ATM e musculares etc.
2 – Medicina: pós cirurgia ou durante tratamentos como radioterapia que implique na alteração da quantidade e qualidade da saliva produzida, em pacientes da UTI intubados: por exercícios executados pelo fisioterapêuta sob orientação médica para atenuar traumas subsequentes ao intubar, como coajuvante de problemas posturais e cinesiológicos da coluna vertebral, na otorrinolaringologia como terapêutica suplementar para desvios de septo nasal ligados à cargas oclusais, na imunologia: contribuindo à diminuição da incidência de eventos alérgicos ao atuar sobre o alargamento do palato (teto bucal/soalho nasal) etc
3 – Fonoaudiologia: nos exercícios de sensibilidade e motricidade oral, nos respiradores bucais, em problemas de postura lingual etc  
4 – Fisioterapia: em manobras de Rocabado para ATM, mobilizações conjuntivas do Rolffing e RPG, complementar a Pilates, distúrbios cinesiolígicos com relação bucal etc.
Como te falei, na minha opinião estes profissionais deveriam ser visitrados por um “propagandista”, como fazem os laboreatórios farmacêuticos que deixam amostras grátis para induzir o uso, e os profissionais deveriam prescrever o Hiperbolóide



0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”