Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Sindrome Down e Transtorno Processamento Sensorial (TPS)


Ellie, tem o diagnóstico de Sindrome Down associado com Transtorno Processamento Sensorial (TPS)


Processamento Sensorial e Transtorno Processamento Sensorial
 
Muitos de nós sabemos os sentidos mais comuns tato, visão, audição, gustação e olfação mas também há outros sentidos, tais como posição do corpo no espaço (proprioceptivo) e movimento e equilibrio ( vestibular). 
Esses sentidos são todos convertidos por receptores no corpo (pele, ouvido interno, músculos,articulações, tendões), que enviam sinais ao cérebro. 
O Transtorno Processamento Sensorial ocorre quando essas sensações não são registradas adequadamente, ou as sensações percebidas não são moduladas de forma adequada pelo sistema Nervoso Central (SNC)
  
Alguns comportamentos de Ellie podem estar associados o Transtorno Processamento Sensorial (TPS) de acordo com a avaliação de especialista Terapia Integração Sensorial (TIS)

- Hipersensibilidade para lavar o rosto e cabeça. Resposta aversiva estimulos táteis nas atividade de banho e higiene. Comportamento irritabilidade e choro frequente.
Busca sensorial ou procura sensorial com a boca. Coloca todos os objetos á boca como brinquedo, roupa, mordedor, papel, escova de dentes
 
 O Transtorno Processamento Sensorial (TPS) afeta as habilidades vida diária e também o seu aprendizado e comunicação. As questões sensoriais são tão graves que têm impacto nas atividades de vida diária.

 Após 17 meses de Terapia Integração Sensorial.......

...Ellie já consegue tomar banho sem choro e irritabilidade e aceita lavar e pentear os cabelos.


 ... Ela obteve bons ganhos em relação o seu desenvolvimento na motricidade grossa, mas continua com déficits na área de linguagem, motricidade fina, e tem importantes déficits de processamento sensorial, que estão interferindo com a sua capacidade de aprender." (mãe de Ellie Sindrome Down com Transtorno Processamento Sensorial).

http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”