Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Fonoaudiologia em Neonatologia



Qual é o papel do Fonoaudiólogo na Neonatologia?

Promover o desenvolvimento do sistema sensório motor oral por meio da estimulação da sucção não nutritiva e/ou nutritiva; garantir o sucesso do aleitamento materno; realizar orientações aos pais e o acompanhamento interdisciplinar; realizar o teste da orelhinha.

  1. Como é a avaliação fonoaudiológica nos bebês prematuros?

A avaliação deverá ser realizada quando o recém nascido está clinicamente estável, ou seja, com a frequência cardíaca e respiratória adequadas, com idade gestacional igual ou superior a 34 semanas e com um balanço calórico acima de 90Kcal/dia. É importante leitura prévia do prontuário e coleta de dados sobre a história do RN. Em seguida faremos a análise do ambiente no qual o RN encontra-se (se o mesmo está em incubadora, berço aquecido, berço comum, se faz uso de algum tipo de suporte respiratório, de sonda para alimentação, etc). Após a observação rigorosa dos critérios acima referidos, o RN é posicionado adequadamente e então será iniciada a avaliação propriamente dita. Avaliaremos a postura do RN (se este está organizado ou desorganizado) a presença dos reflexos de alimentação (busca, sucção, deglutição) e dos protetivos (gag, tosse), a coordenação entre o ato de sugar, deglutir e respirar e aspectos referentes a pressão intraoral, vedamento labial e canolamento de língua.

  1. Fonoaudiólogo atua em conjunto com outros profissionais?

Sim. Na Unidade de Cuidados Neonatais Progressivos, o fonoaudiólogo trabalha em conjunto com pediatras, neonatologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais.

  1. Todos os bebês são encaminhados para a realização da Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha)?

Sim, todos os bebês são encaminhados para a realização do teste da orelhinha e orientados quanto a importância da realização do mesmo. A triagem é realizada no Ambulatório de Fonoaudiologia da UFMG, localizado no 3º andar do Hospital São Geraldo, por fonoaudióloga especialista em audiologia e com vasta experiência na realização da triagem. Em outros serviços este teste é realizado pela mesma fonoaudióloga que atua com estimulação do sistema sensório motor oral.

  1. O que é necessário para trabalhar nessa área?

Acredito que um curso de pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar seja bastante importante, bem como cursos de aperfeiçoamento especificamente na área de Neonatologia e primeiros socorros, por exemplo.

Considerações do Grupo

A atuação do fonoaudiólogo no setor de Neonatologia ainda é pouco conhecida por parte dos profissionais que atuam dentro do hospital. Conforme dito na entrevista, este profissional atua dentro das unidades de Neonatologia com o objetivo de promover o bem estar do recém nascido e da família, prevenir alterações na deglutição, aplicando métodos que contribuem para a organização e coordenação entre o ato de sugar, deglutir e respirar, no incentivo e orientações quanto à importância do aleitamento materno, no controle dos estímulos ambientais como ruído e luminosidade, nas orientações em geral e na realização da Triagem Auditiva Neonatal.  Os fonoaudiólogos se integram à equipe no trabalho interdisciplinar e o seu papel é muito importante para a prevenção e detecção precoce de alterações alimentares e auditivas nos bebês, possibilitando às mães segurança para amamentar seus filhos e garantindo um adequado desenvolvimento das crianças.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”