Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Benefícios da Equoterapia ao trabalho Fonoaudiológico na recuperação do paciente

Na fonoaudiologia sabemos que para produção da fala (condução da linguagem) precisamos ter um tônus postural adequado, padrões normais de movimento, ritmo, posicionamento correto de cabeça e corpo, controle respiratório, coordenação fono-respiratória. O movimento tridimensional do cavalo influencia diretamente em músculos do controle postural, nos músculos da cavidade oral, nos músculos da laringe e nos músculos da respiração. Portanto, temos a ação direta do cavalo favorecendo na adequação de tônus, da postura, da sensibilidade, da propriocepção e da respiração.

Conforme as necessidades de cada paciente,o fonoaudiólogo aproveita a estimulação no meio ambiente e do cavalo, proporcionando uma terapia lúdica e prazerosa.

Alunos com necessidades especiais são acompanhados por uma equipe que é composta por psicólogo, fisioterapeuta, professor de educação física, fonoaudióloga e pedagoga, além de um guia. Na equoterapia o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de todas as articulações.

O deslocamento do cavalo impõe ao praticante um movimento doce, ritmado, repetitivo e simétrico. Para manter o equilíbrio, o tônus muscular deve adaptar-se alternadamente ao tempo de repouso e de atividade.
Para a maioria dos pais de alunos que participam das aulas o resultado é visível logo nas primeiras sessões. Segundo Daiane Santana de Souza, mãe do pequeno Gabriel de 5 anos que participa da equoterapia a um ano e meio, o resultado foi percebido logo no começo.

“O resultado é visível, o Gabriel não andava direito, depois que começou a participar das aulas, começou a andar melhor, o relacionamento social mudou a aprendizagem” disse a mãe. A terapia proporciona um bem estar do aluno que tem contato com a natureza, já eu as aulas são realizadas ao ar livre.

A Fonoaudióloga, como integrante desta equipe transdisciplinar, tem sua atuação na avaliação e diagnóstico do praticante, verificação e encaminhamento para exames específicos, quando necessário, além de, juntamente com a equipe, traçar o processo terapêutico, os planos de sessão específicos da fonoaudiologia, orientar e informar os pais sobre sua atuação na equipe, trocar informações entre outros profisionais da área fonoaudiológica que atendam o praticante fora do setting equoterápico e fazer reavaliações constantes.

Cabe à fonoaudióloga utilizar o cavalo como um recurso terapêutico, aplicando seus conhecimentos para desenvolver uma variedade de benefícios físicos, mentais, sociais, educacionais e comportamentais.

Por integrar tantos estímulos, o tempo de permanência do paciente em tratamento é reduzido consideravelmente.

Visite um centro de equoterapia mais próximo de você e veja os resultados!!

Fonte: www.fonoaudiologia.med.br
http://www.cianoticias.com.br/noticia/1202

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”